Desconstrução

Essa tal desconstrução tem aparecido aos montes sempre que há ausência de capacidade ou vontade de se construir algo novo. O pior é que  aparece disfarçada de criatividade e  com pretensão vanguardista. Aquele chef que inventou isso foi muito esperto e realmente inovador, mas depois outros começaram a imitar, o tempo passou e a desconstrução virou piada. Tanto que o próprio Adriá resolveu se desconstruir, anunciando que vai fechar seu restaurante por algum tempo para repensar sua arte.
Hoje em dia quando um chef não quer quebrar a cabeça para invertar coisas novas tira logo essa carta da manga e ainda se pega de gênio criativo. Já fizeram desconstrução de tudo que se possa imaginar, de alfajor a moqueca de camarão. Agora, pensa bem, qual é o sentido de receber um prato com 4 ou 5 elementos separados mas que devem ser comidos juntos para que você entenda o que está comendo? Por outro lado, como eu também não gosto de levar tudo tão a sério, até acho bom que tenha esse tipo de coisa por aí pra nos divertir!
No meio culinário muitos fazem graça com a desconstrução alheia, descobri  porém, que fora dele ninguém entende a piada. No último jantar resolvi mudar a apresentação do meu cheesecake e todos gostaram. Só que enquanto a sobremesa era servida brinquei que aquilo era um cheesecake desconstruído e me arrependi. Depois de perceber que  muitos não entendiam o que eu estava falando só me restou rezar para que os que entenderam não tenham me levado a sério!  Imagina a pretensão! Só mudei o formato porque achei que ficaria prática para servir e comer, bonita e acima de tudo ainda mais saborosa com a inclusão das frutas vermelhas. Realmente tudo muito sério. Piada mesmo seria servir um creme feito com creamcheese de um lado, uma gemada de outro e na outra extremidade do prato um sorbet de limão com calda de framboesa. Ih, já dei idéia para os chefs suuuper inovadores de plantão!

No comments: