Poesia Gastronômica


Uma amiga me enviou esse vídeo de dar água na boca e, pra mim, também nos olhos. Vale a pena assistir! Eu senti que ele expressa em imagens o amor que eu sinto pela gastronomia e achei emocionante. Todos os motivos da minha escolha estão sintetizados nesses poucos minutos de poesia gastronômica.
Primeiro vemos a beleza dos ingredientes da melhor qualidade chegando ao restaurante junto com os primeiros raios de sol da manhã. E eu me lembro das histórias que ouvi de como já de pequena eu tinha fascinação pela natureza, pela terra e por todos os produtos que ela nos dá.
Depois começa a mágica da transformação dos ingredientes em incríveis receitas pelas mãos habilidosas dos chefs. Me recordo das primeiras descobertas e experiências gastronômicas, como quando por acaso bati o creme chantilly que havia sido servido com o cafezinho num restaurante até que virasse manteiga.
O ápice do balé culinário acontece quando a casa abre, os clientes chegam e começa o serviço. No salão o público está bem vestido e alegre para vivenciar um espetáculo. Por algumas horas nada mais importa e é como se nada mais acontecesse no mundo. O contraste é nítido: do outro lado da porta o pessoal da cozinha tem pressa e preocupação, há barulho, calor e trabalho arduo. Mas tudo é feito com controle e exatidão, afinal se trata de um dos melhores restaurantes do mundo! Os resultados são fantásticos, um prato mais bonito que o outro é levado graciosamente pelos garçons até aqueles felizardos clientes. Ai que inveja! Sempre adorei comer em restaurantes e meu interesse na área começou pelo salão. Aos sete anos eu já convidava amigos para almoçar no Gambino, que ficava perto de casa, porque queria compartilhar com eles um dos meus maiores prazeres. Quando me enveredei pela gastronomia não sabia onde iria chegar. Ao perceber que eu era capaz de fazer parte desse espetáculo e que as pessoas apreciavam minha atuação tudo se encaixou e me senti realizada.
O filme acaba mostrando toda a equipe do restaurante. Em quase todas as áreas é importante que haja um bom trabalho em equipe mas num restaurante é fundamental. Essa é uma das coisas que aprendi a apreciar e hoje dou o maior valor para as pessoas que trabalham comigo.

No comments: