Dordonha

A França é um país realmente lindo, interessante e literalmente, delicioso! Na minha viagem achei fundamental conhecer uma nova região do país e optei pela Dordonha. Das pessoas com quem conversei sobre meus planos ninguém conhecia e nem pensava em conhecer essa região. Agora que fui posso recomendar e dizer que é imperdível! O visual é maravilhoso, as pessoas são simpáticas, as cidades charmosas e a comida é muito boa. Além disso, tem muita coisa pra ver e fazer, como conhecer jardins, castelos, grutas, passeios a pé, a cavalo ou de caiaque.
A Dordonha fica no sudoeste da França, entre o Vale do Loire e Altos Pirineus. Seu nome vem do rio Dordonha que corre por toda a região e seu território corresponde a uma parte da antiga província de Perigord que foi habitada pelos Gauleses. Existem 4 tipos de Perigord: o Verde por seus vales verdejantes cortados por diversos rios; o Branco, que tem esse nome por ser uma região de pedra calcária situado em volta da capital Perigueux; o Roxo que é uma região produtora de vinhos, cuja capital é Bergerac; e o Preto que tem como vista os vales do rio Vezere e Dordonha, onde as florestas de carvalho e pinho ispiraram seu nome.
Quanto a gastronomia, a região também está muito bem servida. Bebe-se bons vinhos tintos da região de Cahors e brancos e tintos da região de Bergerac, incluindo o licoroso Mombazillac, que combina perfeitamente com foie gras, uma das especialidades da região.  Também come-se muito pato, queijo de cabra, nozes e trufas, tudo da melhor qualidade! Claro que só comer lá não é suficiente, mas isso não é problema, existem lojinhas em diversas cidades da região que vendem tais produtos para levar pra casa, por preços bem mais razoáveis do que os praticados no Brasil. É viagem pra voltar com 2 quilos a mais, no corpo e na bagagem!!!

No comments: